Select Menu
» » » » » » 84% dos professores presenciaram violência na escola, diz Apeoesp
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

O sistema de ensino de Suzano está sobrecarregado. Excesso de alunos nas salas de aula e falta de novas escolas na cidade ajudam a ilustrar a situação. O apontamento foi feito ontem pela Subsede do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) situado no município. 

De acordo com pesquisa divulgada pelo Data Popular, no site do sindicato, 57% dos professores e 70% dos alunos consideram a própria escola violenta. Além disso, 84% dos professores e 77% dos alunos dizem já ter tomado conhecimento de algum caso de violência em alguma unidade escolar no último ano.

A coordenadora da subsede e diretora estadual da Apeoesp, Ana Lúcia Ferreira, destaca que os dados não são específicos, ou seja, tratam da realidade de São Paulo, no entanto, as situações relatadas na pesquisa são facilmente transportadas para o município.
"Em Suzano há excesso de alunos nas salas de aula. Faltam novas escolas para fazer o escoamento de alunos e precisamos de mais funcionários. As infraestruturas também estão precárias. No início do ano letivo não havia cadeiras em algumas escolas. A insegurança também é algo que preocupa os professores e alunos", destaca.

CAMPANHA Ana explica que a pesquisa foi feita com 700 professores, pais e alunos, respectivamente. Como resultado da mesma surgiu a campanha nas redes sociais #temalgoerrado. O objetivo da iniciativa é colher relatos e denúncias para em seguida debater, encontrar soluções e levar os fatos ao governo do Estado.

"A falta de espaço não nos permite, por exemplo, aplicar aulas de reforço aos alunos. Assim a progressão continuada "não funciona". A insegurança é outro item agravante e há muitos casos de ameaças e agressão verbal contra professores. Já entre os alunos hás brigas e violência física", afirma.

SOLUÇÕES
Para tentar levar a consciência sobre a violência contra os professores, a Apeoesp vai realizar no 2º semestre deste ano um encontro para mulheres. Isso porque 80% dos professores de Suzano são do sexo feminino e, assim, se tornam vítimas de machismo e discriminação. "Se houver mais investimentos na progressão continuada teremos escolas melhores e mais efetivas", finaliza a coordenadora.

Sobre o Autor... Unknown

Gosto de informações,atualidades e notícias recentes. Acredito que o mundo é como uma máquina, que precisa de várias peças para ter um bom funcionamento.Sendo assim, até a peça mais simples é de extrema importancia para gerar algo espetacular. Assim somos nós, se não fizermos a diferença e ser parte desse mundo.. quem será no seu lugar?
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentarios