Select Menu
» » » » » » » » » PM prepara reforço da segurança nos arredores do shopping de Suzano
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

A Polícia Militar (PM) de Suzano vai reforçar a segurança no entorno do Suzano Shopping nos próximos dois sábados por conta da realização dos "rolezinhos". Ontem, o 32º Batalhão da PM recebeu um pedido formal do estabelecimento para ajuda na segurança. O comandante do Batalhão, o tenente-coronel João Carlos Pelissari, afirmou que eles já começaram a organizar o planejamento e que a ação deve contar com policiais da companhia e da Força Tática.
"Nós recebemos um pedido formal do shopping na data de hoje e nós já estamos fazendo planejamento para prevenir e atuar caso haja demanda neste sentido. Acho que tudo vai correr normalmente. A gente vai pegar os recursos que estão disponíveis. Efetivo da companhia e da Força Tática e vamos colocar caso aconteça alguma coisa diferente", disse.
Pelissari explicou que a princípio a PM fará um trabalho preventivo, fora do shopping. Os policiais só vão agir dentro do estabelecimento se houver algum tipo de crime acontecendo no local. "Apesar do pedido formal do shopping, a PM não vai atuar diretamente dentro do shopping porque é uma entidade privada. É mais por precaução, caso haja alguma quebra da ordem, a PM atua", explicou.
"Caso haja alguma coisa, o shopping pede a intervenção e agimos dentro do local. Isso se acontecer danos, furto, associação ao crime. Pessoas que vão com a intenção de cometer crime. Neste caso, só vai somando os artigos do Código Penal e não temos outra alternativa a não ser intervir".
Caso isso realmente aconteça, Pelissari afirmou que um consenso deve ser buscado entre a PM e os jovens. " Nós queremos sempre ter uma resolução pacífica do conflito, mas para isso ambas as partes têm de ceder. Pela lei somos obrigados a preservar a ordem. Está na Constituição. É o mandamento da PM. Senão não adianta termos um organismo para isso. Está tudo dentro do planejamento e por enquanto está tudo dentro da normalidade. Não vamos sofrer por antecipação". 
Os "rolezinhos" têm como objetivo reunir jovens com o intuito de conversar e se conhecerem melhor. Nas redes sociais já havia cerca de 1,2 mil jovens confirmados, porém o comando da PM acredita que devam aparecer no máximo 200 pessoas. "Tem muita convocação, mas a gente crê que a adesão fique em torno de 10% a 15%. Se por ventura os garotos que ficam na Praça Cidade das Flores vão para lá, mesmo assim a gente acredita que fique em torno de 150 e 200 pessoas. Normalmente a adesão fica nesta faixa". 
O comandante explicou que não dá para ter um controle certo pelo que é confirmado nas redes sociais. E que a faixa de até 20% é considerada em qualquer tipo de evento, seja ele positivo ou negativo. "O único caso em que tínhamos uma adesão maior foi nas manifestações do ano passado. Mas, neste caso, a situação era diferente. Agora já voltamos à normalidade".
Para Pelissari, o caso mais grave registrado foi no primeiro "rolezinho" ocorrido em dezembro do ano passado.
"O pessoal fala de "rolezinho", eu chamo isso de arrastão. Mas a PM não usa esse termo. Desde o primeiro em que houve vandalismo em grupo, os demais não tiveram o mesmo impacto. É claro que a PM se antecipou aos casos. É o que estamos fazendo, antecipar para caso aconteça alguma coisa".

Sobre o Autor... Unknown

Gosto de informações,atualidades e notícias recentes. Acredito que o mundo é como uma máquina, que precisa de várias peças para ter um bom funcionamento.Sendo assim, até a peça mais simples é de extrema importancia para gerar algo espetacular. Assim somos nós, se não fizermos a diferença e ser parte desse mundo.. quem será no seu lugar?
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentarios