Select Menu
» » » » Suzano terá ‘bota fora’ de criadouros e teste rápido para dengue em fevereiro
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga


A população suzanense poderá contar, a partir de fevereiro, com mais duas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Um “bota fora” de possíveis criadouros do vetor passará em todas as casas do município para recolher os materiais. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) também terão o teste rápido para dengue. Atualmente, apenas o Laboratório Municipal conta com o exame. As duas ações estão em fase de conclusão e têm por objetivo combater o mosquito com apoio da sociedade. As informações foram divulgadas ontem pelo secretário-adjunto de Saúde, Romero Lima.

De acordo com ele, a coleta dos criadouros será realizada em parceria com associações de recicláveis. “Neste momento fazemos ajuste dos últimos detalhes. Esta ação acontecerá em fevereiro e será importante para auxiliar o controle do vetor. Precisamos do apoio da população, uma vez que 90% dos focos estão dentro das residências”, explica.


Lima completa que o edital de aquisição dos testes rápidos para dengue está em fase de conclusão. O objetivo da Prefeitura é disponibilizar os exames em todas as UBS’s, Pronto Atendimento (PA) e Pronto-Socorro (PS). “Hoje temos o exame no Laboratório Municipal, mas queremos oferecer o teste em todas as unidades de saúde. Com isso, assim que o usuário chegar com os sintomas da doença terá o diagnóstico mais especifico”.


Vale destacar que a partir da detecção de uma pessoa contaminada, equipes de Vigilância Epidemiológica vão até a área de contaminação para fazer o combate do vetor. Além disso, cada região da cidade elegerá uma UBS para ser referência no atendimento de pessoas infectadas pela dengue para oferecer com rapidez o atendimento básico em caso de confirmação da doença.


CASOS
Suzano já confirmou três casos de dengue neste mês. A situação preocupa as autoridades locais e coloca a cidade dentro das áreas endêmicas. Para se ter uma ideia, entre 2015 e 2014 houve aumento de mais de 800% no número de casos confirmados. Com 377 casos a mais de dengue, em relação a 2014, no ano passado foram emitidas 1.217 notificações, isto é, crescimento de 411%, na comparação entre os dois anos.


De acordo com balanço divulgado na última semana, os casos de dengue subiram de forma considerável. Em 2013, por exemplo, o município confirmou 14 casos. No ano seguinte foram 44 e no ano passado 421, isto é, crescimento de 856% na comparação entre os dois últimos anos. O índice de notificações acompanha o número de casos confirmados. Em 2013, foram emitidas 127 notificações. Um ano depois, 238 e em 2015 1.217 pessoas estavam com suspeita de dengue. Destas, 577 tiveram o resultado descartado e 219 foram inconclusivos.

Sobre o Autor... Unknown

Gosto de informações,atualidades e notícias recentes. Acredito que o mundo é como uma máquina, que precisa de várias peças para ter um bom funcionamento.Sendo assim, até a peça mais simples é de extrema importancia para gerar algo espetacular. Assim somos nós, se não fizermos a diferença e ser parte desse mundo.. quem será no seu lugar?
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentarios