Circulação dos ônibus será normal a partir de hoje |
A
greve dos motoristas que operam nas linhas municipais de ônibus em Mogi
das Cruzes chegou ao fim e resultou na demissão de 11 funcionários da
CS Brasil, por justa causa. Segundo o advogado dos trabalhadores, Fábio
Gusmão, os nomes foram indicados pela empresa deforma aleatória.
"Ao que
parece, escolheram aleatoriamente os motoristas com mais tempo de casa e
citaram eles no processo como se fossem os cabeças da greve. Vamos
requerer os direitos deles na justiça", afirmou o advogado.
Os motoristas que entraram em greve na madrugada de anteontem pedem um acordo com a empresa CS Brasil. Representantes dos grevistas se reuniram ontem pela manhã na sede do Sindicato dos Motoristas e Condutores de Mogi e Região e, em seguida, foram ao Terminal Estudantes para falar com os demais funcionários de greve.
No encontro, o presidente do sindicato, Felix Serrano de Barros, explicou que a paralisação não foi apoiada por eles porque ela seria ilegal. Durante a reunião, ele anunciou que no dia 15 de abril os sindicalistas serão convocados para apresentar as reivindicações que comporão a pauta de pedidos da classe. Ele informou que maio é a data base da categoria. Barros argumentou que os funcionários em greve estão contra uma lei federal. "A presidente (Dilma Rousseff - PT) sancionou a lei que limita as horas extras dos funcionários. O sindicato quer o aumento para os trabalhadores, mas esse pedido precisa ser feito na época certa", avaliou.
Logo após o encontro, o grupo de grevistas se reuniu no Terminal Estudantes para organizar o fim da paralisação, mas muitos funcionários, por medo de possíveis demissões, decidiram pedir a vinda de um representante da CS Brasil para garantir o emprego de todos. Por meio de assessoria, a CS Brasil informou que até o meio da tarde a empresa não havia sido comunicada sobre esta reunião.
Durante a mobilização no Terminal Estudantes, dezenas de motoristas e cobradores, a sua maioria das linhas intermunicipais, pedia melhores condições de trabalho, como aumento de salário e intervalo para alimentação. A assessoria de Imprensa da CS Brasil afirmou que as linhas intermunicipais estavam operando com 80% durante a tarde.
Nenhum comentário