A Secretaria de Saúde realizou durante todo o dia de hoje (27) uma palestra de reciclagem para agentes comunitários de saúde (ACSs) que trabalham em postos que têm o Programa Saúde da Família (PSF). O intuito foi fazer com que esses auxiliares dêem instruções mais eficazes às pessoas visitadas, para que a qualidade de vida delas aumente.
Segundo a chefe da pasta, Valéria Riccio Genovezzi Fernandes, foi observado recentemente que esses profissionais necessitavam de uma reformulação teórica, principalmente no que se refere aos direcionamentos concedidos por eles aos pacientes. “Eles estão recebendo orientações novas. São instruções que podem ser dadas por quem não é médico. Por exemplo, no inverno, os hipertensos devem mais cuidado, pois estão mais suscetíveis a sofrerem um acidente vascular cerebral (AVC) pelo aumento da pressão arterial. Nossos agentes recebem conhecimentos para ajudarem eles a evitar esse tipo de situação”, explicou.
Passaram pela reciclagem 115 agentes de saúde que foram divididos em duas turmas (manhã e tarde). O curso foi ministrado por uma equipe multidisciplinar da Secretaria da Saúde e por médicos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) no anfiteatro da Santa Casa de Misericórdia.
Foram dadas instruções sobre como tornar a casa um ambiente menos perigoso para idosos, a importância dos hipertensos tomarem regularmente os medicamentos sem esquecer os horários, como lidar com alterações climáticas no corpo, entre outros assuntos.
Nenhum comentário