Suzano assinou, na semana passada, a primeira proposta para triagem de entulho, que fica no Jardim São Marcos, em Palmeiras. Existe outra área, no Rio Abaixo, em análise para desapropriação. O lixo é um dos grandes problemas na cidade. Diariamente, ocorrem 300 despejos irregulares de pequeno a grande porte.
"O descarte na cidade é uma grande preocupação do prefeito (Paulo Tokuzumi - PSDB)", afirmou o secretário de Serviços e Manutenção, Clóvis Paoletti. Segundo ele, o descarte ocorre pela cidade inteira, desde ruas até terrenos, na área central até bairros mais distantes. "O descarte irregular é falta de fiscalização. Vem muita gente de fora descartar resíduos diversos".
Para o secretário, a identificação de área para aterro cabe às secretarias de Meio Ambiente e de Assuntos Urbanos. "Foi assinado a primeira proposta de área no Jardim São Marcos, mas são processos demorados", avisa. Entre os trâmites está a desapropriação do terreno e o pedido de licenciamento ambiental à Companhia de Saneamento Ambiental de São Paulo (Cetesb). A estimativa é que demore seis meses até conseguir legalizar uma área.
Além da apresentação do projeto, é necessário garantir o controle de acesso. "É preciso assegurar a entrada e a saída e área deve estar cercada. Infelizmente, estamos começando do zero", diz em uma referência à gestão passada. Também está em estudo outra área de transbordo de resíduo, localizada na região norte para desapropriação, porém o secretário preferiu não divulgar ainda o local.
Segundo o secretário, o terreno escolhido deve permitir a coleta, triagem e separação. "Quando se fala em descarte, não é só o sofá. Temos descarte da construção civil, de peças de cerâmica, como vaso sanitário, madeira, de jardins, lâmpadas, que possuem filamento de mercúrio, isopor, gesso, que exige muito cuidado", enumera.
Atualmente, cerca de 10% dos descartes são destinados ao aterro sanitário, o CDR Pedreira, em Tremembé. "Não temos orçamento para isto. Só na Marginal do Una, recentemente, foram retirados 60 caminhões de entulho", especificou. De acordo com ele, é necessário a cidade investir em aterro e usina de reciclagem, com eco-pontos espalhados.
Inicio
»
notícia
»
região do alto tietê
»
suzano
»
Duas áreas para realizar triagem de entulho são estudadas em Suzano
Marcadores: notícia região do alto tietê suzano
Sobre o Autor... Unknown
Gosto de informações,atualidades e notícias recentes.
Acredito que o mundo é como uma máquina, que precisa de várias peças para ter um bom funcionamento.Sendo assim, até a peça mais simples é de extrema importancia para gerar algo espetacular. Assim somos nós, se não fizermos a diferença e ser parte desse mundo.. quem será no seu lugar?
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário