A retirada da passarela sobre a linha férrea, localizada na região central de Suzano, auxiliará na obra de separação das linhas de trem de carga e passageiros. Isso porque, sem a passarela, a MRS Logística terá espaço para a implantação de mais uma via permanente exclusiva para a circulação de carga. O projeto de separação das linhas prevê a inclusão de três linhas, sendo duas para passageiros, totalizando cinco vias no local.
De acordo com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), esse é o benefício direto da remoção da passarela, uma vez que com a implantação de mais uma via para carga, diminui o revezamento com os trens de passageiros "melhorando a operação da CPTM".
A segregação das linhas, que está sendo realizada entre Itaquaquecetuba (próximo a Estação Engenheiro Manoel Feio, da Linha 12-Safira), começou a ser feita em julho de 2011. Mas, as intervenções "chegaram" a população de Suzano somente no ano passado.
Entre abril e junho o Viaduto Ryu Mizuno ficou interditado para reestruturação dos pilares de sustentação. Essa obra era necessária para a abertura de espaço para a implantação das novas vias permanentes.
Outra intervenção é a construção do viaduto férreo sobre a linha de passageiros. Como a linha de carga segue, desde Itaquá, pelo lado esquerdo da linha de passageiro, foi projetado um viaduto para que não houvesse cruzamento na ligação com o ramal de trilhos que segue em direção a Rio Grande da Serra.
Para essa obra, que ainda está em andamento, foi preciso retirar moradores do Jardim Belém. No total, 111 famílias serão retiradas da área, que será revitalizada.
Retirada da passarela permitirá implantação de linha de carga

Nenhum comentário