No início da década de 1980, a Petrobras começou a implantação dos dutoviários, para o transporte subterrâneo de óleo e de gás entre as Refinarias de São José dos Campos (Revap), localizada na região do Vale do Paraíba, e de Mauá (Recap), que opera no ABC Paulista. O trecho compreende 97,9 quilômetros de extensão, numa profundidade variável de 1,5 a 3 metros, conforme as exigências determinadas pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) e as adaptações geográficas do solo.
Com o número crescente de ocupações ilegais das áreas por onde passam os dutos da Petrobrás, a empresa está desenvolvendo projetos para ampliar a largura das faixas, de 30 para 90 metros, conforme explicou o engenheiro Marcus Caruso, responsável técnico de Manutenção de Faixas de Dutos de São Paulo (MNFD). "Atualmente, em Ferraz de Vasconcelos e em outros municípios, a faixa vai ganhar mais 60 metros, aumentando, assim, o espaço dos dutos de 30 para 60 metros. Além disso, será criada uma área de recuo de 15 metros de cada lado, denominada faixa de adjacência", explica Caruso.
O especialista também destacou os cuidados que a população ferrazense deve se ater para evitar acidentes, como, por exemplo, não construir nenhum tipo de edificação, fazer escavação e/ou plantio de árvores e hortifrutigranjeiros nessas áreas. "Não é permitido fazer qualquer tipo de construção, mesmo que for provisória, nestes locais. Não se pode, também, entre outras proibições, realizar queimadas ou fogueiras, e deixar lixo ou entulhos sobre a faixa. Assim, além de manter hábitos saudáveis, as pessoas evitam que restos de arames, de pregos e de grampos causem ferimentos graves nas equipes de manutenção", argumentou o representante da Petrobras. O engenheiro da empresa petroleira também informou que em caso de problemas de vazamentos em dutos, é necessário acionar o telefone 0800-128-121.
Além de Filló, participaram da reunião o vice-prefeito e secretário de Habitação de Ferraz, José Izidro Neto; os secretários municipais Juracy Ferreira da Silva (Governo), Carlos César Alves (Segurança e Mobilidade Urbana), Antonio Carlos dos Santos Ferreira (Obras), Franco Douglas Lima Dias (Serviços Urbanos), Clóvis Caetano (Verde e Meio Ambiente) e Edson Pascotto de Britto (Cultura e Turismo).
Nenhum comentário