As seis cidades por onde passará o Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-21), incluindo Suzano, têm disponíveis mais de R$ 10,6 milhões para projetos e obras visando compensações ambientais, por conta das intervenções de implantação do anel viário.
A informação foi passada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA), após o DS questioná-la sobre quais esclarecimentos foram solicitados sobre o assunto à Câmara de Compensação Ambiental - ligada à SMA - no final de junho.
Segundo o órgão, o valor foi indicado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), no processo de licenciamento ambiental do empreendimento.
Conforme esclarecido pela SMA, os recursos da compensação ambiental são destinados especificamente para Unidades de Conservação (UC) da natureza, prioritariamente para aquelas do grupo de proteção integral que, por sua vez, incluem estações ecológicas, reservas biológicas, parques nacionais, monumentos naturais e refúgios da vida silvestre.
"Portanto, a destinação da compensação ambiental segue parâmetros fixados legalmente, aos quais deverão estar enquadradas as propostas de aplicação de recursos, que devem ser apresentadas exclusivamente por gestor de Unidade de Conservação devidamente reconhecida, na forma de planos de trabalho, para deliberação da Câmara de Compensação Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
SUZANO Sobre Suzano, o Estado atentou que, até então, o município não apresentou nenhum plano de trabalho habilitado a receber recursos da compensação ambiental, nos parâmetros fixados no art. 33, do Decreto Federal 4.340/2002. Isso porque esta verba pode ser utilizada para obras e projetos que estão voltadas para o meio ambiente.
A Secretaria de Comunicação Institucional (Secoi) apontou, em nota, que o secretário municipal de Meio Ambiente, Edmir Pereira Vidal, deve se pronunciar sobre o assunto nos próximos dias.
TRÂNSITO No entanto, como já noticiado pelo DS, o prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB) solicitou ao Estado obras visando diminuir as consequências da chegada do Rodoanel para o trânsito da cidade. Esta é a maior preocupação para Suzano já que o empreendimento vai passar próximo à ruas consideradas principais e que já possuem um grande fluxo de veículos. Entre elas, a construção de um viaduto ligando a Rua Doutor Prudente de Moraes (SP-66) à Avenida Senador Roberto Simonsen, no Jardim Imperador, e a continuação da Estrada Governador Mário Covas, que dá acesso à Rodovia Ayrton Senna (SP-70), até a ponte do Rio Tietê, contornando o bairro do Sesc.
O Trecho Leste do Rodoanel deve ser concluído no primeiro semestre do próximo ano.
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