Cidade tem mais de 270 mil habitantes e apenas um hospital.
Santa Casa da cidade tem duas unidades para atendimento dos pacientes.
Santa Casa é o único hospital de Suzano |
Mesmo com uma população de mais de 270 mil habitantes, Suzano conta apenas com um hospital para atender a demanda da cidade. É na Santa Casa da cidade que os pacientes do Sistema Único de Saúde, de convênios e até mesmo particulares encontram médicos para emergência e leitos para internação. Na cidade há ainda o Hospital Auxiliar, mas a unidade que atua como retaguarda dos diversos institutos do Complexo do Hospital das Clínicas (HC), é direcionado para a assistência médico-hospitalar especializada em cuidados a pacientes de longa permanência.
A carência da área hospitalar tem deixado insatisfeitos os moradores da cidade. Em 26 de outubro, a empregada doméstica Josinete Gomes dos Santos levou o marido Maurílio Silva Santos a unidade 2 da Santa Casa. A unidade atende apenas pacientes de convênios e particulares. Ele machucou o braço e precisava de pontos. “A Santa Casa estava lotada e levou quatro horas para o atendimento. Tinha gente brigando lá por causa da falta de médicos”, afirma Josinete. Ela diz que no local havia apenas uma médica e quatro enfermeiras na pré-consulta. "Sempre foi ruim o atendimento na cidade, mas agora está pior porque não tem médico”, avalia Josinete.
A contadora Flávia Matos de Araújo concorda com a empregada doméstica.”Eu desisti de procurar atendimento hospitalar em Suzano. Na Santa Casa uma unidade atende só o Sistema Único de Saúde (SUS) e a outra mesmo atendendo particular é horrível”, desabafa. Ela diz que conhece muita gente em Suzano que tem convênio médico e procura hospital particular em Mogi das Cruzes. “Eu preciso do acompanhamento de um hematologista que faço em São Paulo. Se preciso de hospital para emergência é em Mogi”, afirma a contadora.
Para o provedor da Santa Casa, Othon Mansur, os problemas relatados pelas pacientes são pontuais. “Nós tivemos falta de plantonistas na unidade 2 no final de setembro e início de outubro, mas depois equilibramos o serviço”, afirma Mansur. De acordo com o provedor, só no pronto-socorro da unidade no setor infantil são três médicos e no adulto são de quatro a cinco médicos.
Quanto ao atendimento do marido de Josinete, ele disse que a demora foi ocasinada pela superlotação na unidade. “Naquela noite tínhamos três médicos atendendo. Cada médico demora, em média, 40 minutos com cada paciente. E também tivemos pacientes indo para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que necessitam de acompanhamento médico. Mas, fora isso, o atendimento é normal na unidade.”
Projetos para o futuro
Em Suzano, além da Santa Casa existe somente o Hospital Auxiliar que atua como retaguarda dos diversos institutos do Complexo do Hospital das Clínicas (HC). No entanto, a unidade é direcionada para a assistência médico-hospitalar especializada em cuidados a pacientes de longa permanência.
Em Suzano, além da Santa Casa existe somente o Hospital Auxiliar que atua como retaguarda dos diversos institutos do Complexo do Hospital das Clínicas (HC). No entanto, a unidade é direcionada para a assistência médico-hospitalar especializada em cuidados a pacientes de longa permanência.
Em julho, a Secretaria Estadual da Saúde anunciou um investimento de R$ 31,8 milhões para a construção de um novo hospital na cidade, um centro de diagnóstico e para a reforma do hospital auxiliar. Segundo o HC, as obras começaram em julho e devem ser concluídas em 18 meses.
O novo hospital e o centro de diagnóstico vão atender pacientes da região e contará com 121 novos leitos. Desse total estão inclusos 12 leitos para hospital-dia, dez para semi-intensiva e três para pós-cirúrgico. De acordo com o HC, metade desses leitos será utilizada para o atendimento da população da região.
A nova unidade será um hospital de retaguarda que receberá pacientes encaminhados pelas outras unidades de saúde da região. No local está previsto o atendimento de clínica geral, cirúrgica, neurologia, ortopedia e pediatria. O HC informou também que o Centro de Diagnóstico terá tomografia, mamografia, raio-X, ecocardiograma e outros equipamentos para diagnóstico de doenças.
Nenhum comentário