Prefeitura abriu licitação para contratar empresa sob regime de concessão.
Polícia Civil também quer ter um pátio para retirar carros de delegacias.
Os carros apreendidos pela polícia que ficam em frente às delegacias são reflexo da superlotação nos pátios municipais. Em Mogi das Cruzes, a Prefeitura abriu um processo de licitação para contratar uma empresa sob regime de concessão. A abertura dos envelopes com as propostas dos concorrentes está prevista para o próximo dia 11. O novo espaço deverá ter uma área de 40 mil m².
A quantidade e o estado dos carros chamam a atenção de quem passa em frente ao 1º Distrito Policial, por exemplo. “Acaba sendo uma poluição visual para gente. Não é legal. Já fica perto do cemitério, perto da delegacia, essas coisas acabam amontoando e sendo uma poluição visual aqui para nós”, comenta a dona de casa Cilene Duarte.
Expostos ao tempo, alguns carros já estão se deteriorando. Todos foram apreendidos pela polícia, segundo o delegado assistente da seccional de Mogi das Cruzes, Júlio Vaz. “Toda apreensão que envolve veículos apreendidos por ato de polícia judiciária depende para sua liberação de uma ordem judicial. Muitos dos casos dependem que o processo criminal esteja terminado e como temos uma grande possibilidade de recursos, às vezes isso acaba demandando um grande período de tempo”.
Os veículos estão nas ruas por causa da superlotação do pátio municipal de Mogi das Cruzes, local onde deveriam estar os carros apreendidos.
A Prefeitura informou em nota que faz um processo de licitação para contratar uma empresa, sob o regime de concessão, que deve implantar de um novo pátio, com área de 40 mil m².
A polícia também tem planos para tentar resolver a situação. “Trabalhamos em cima de dois aspectos: o primeiro é a realização do leilão de veículos que já estão autorizados através de solicitações junto ao Poder Judiciário para que eles possam ser vendidos. Também estamos atuando junto a uma comissão de licitação a fim de que seja feita uma licitação de um pátio da Polícia Civil pela Delegacia Seccional de Mogi das Cruzes para atender às demandas da Polícia Civil desta região”, explica Júlio Vaz.
Enquanto isso, os carros se acumulam nas ruas. A situação é a mesma nas quatro delegacias da cidade. A rua em frente ao 2º Distrito Policial, em Brás Cubas, já é estreita e boa parte das poucas vagas disponíveis está sendo ocupada pelos veículos apreendidos. Eles também estão empoeirados e deteriorados.
Furtos
Os problemas de falta de espaço nos pátios são comuns em toda a região. Em Suzano, no mês de agosto, um veículo foi roubado dentro de um terreno cercado por tapumes de madeira onde funciona o pátio do bairro Casa Branca.
Os problemas de falta de espaço nos pátios são comuns em toda a região. Em Suzano, no mês de agosto, um veículo foi roubado dentro de um terreno cercado por tapumes de madeira onde funciona o pátio do bairro Casa Branca.
Em maio a Polícia Militar de Mogi das Cruzes prendeu um homem e apreendeu um menor tentando furtar três motos do pátio do Distrito de César de Sousa. Este é o único pátio da Prefeitura de Mogi e abriga atualmente 3.503 veículos.
Nenhum comentário