O início do verão carioca já está aquecendo a economia nas principais praias da zona sul do Rio de Janeiro. Na sexta-feira (10), dia de forte calor na capital fluminense, a reportagem do UOLfez um tour pelas praias de Copacabana e Ipanema, e constatou que serviços como o aluguel de guarda-sol e o de cadeiras de praia estão custando o dobro do valor habitual.
Em Ipanema, no trecho entre os postos sete e nove, onde há uma intensa movimentação de turistas, o valor do aluguel do guarda-sol --também chamado de "barraca"-- custava de R$ 5 a R$ 6 antes do verão, segundo banhistas. Atualmente, a maioria dos comerciantes que oferece tal serviço cobra R$ 10.
3,2 milhões de turistas durante o verão
Segundo a Riotur (Secretaria Municipal de Turismo), a temporada do verão 2014 na capital fluminense deve atrair, no total, mais de 3,2 milhões de turistas. A projeção indica que, em comparação com o verão do passado, serão 64 mil visitantes a mais.Neste ano, a movimentação de turistas deve injetar na economia carioca, de acordo com os cálculos da Riotur, cerca de US$ 2,6 bilhões --crescimento de 13% em relação a 2013.
A procura aumenta durante o verão. Todo mundo sabe disso", argumenta Marcelo Ferreira, 25, que trabalha na praia de Ipanema há seis anos.
Para o carioca Celso Gomes, morador do bairro, o reajuste não se justifica. "Todo verão é sempre a mesma coisa e quem conhece a praia já está acostumado. Mas os preços estão se tornando abusivos. No ano passado, por exemplo, tinha gente pagando R$ 10 por uma cadeira. Desse jeito, eu prefiro trazer a minha", afirmou.
Banhistas também observaram aumento no preço dos alimentos. O tradicional biscoito Globo --eleito patrimônio imaterial da cidade do Rio-- passou de R$ 3 para R$ 4 na praia do Arpoador, revelou uma comerciante que não quis se identificar. "Mas eu posso te vender três por R$ 10", respondeu ela ao ser questionada pela reportagem sobre o preço do biscoito.
Cerveja sem aumento
Comerciantes das praias de Copacabana e Ipanema afirmam que o preço da cerveja está congelado até o Carnaval por determinação da fabricante de bebidas Ambev --que possui três das marcas mais conhecidas (Skol, Brahma e Antarctica).Em dezembro do ano passado, a empresa lançou a campanha "Verão sem aumento". Até a última quinta-feira (9), mais de 500 mil pontos de vendas pelo país já haviam aderido à iniciativa.
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