Alagamento na Avenida Abraão de Morais, na Zona Sul de São Paulo
Córrego Ipiranga, na Zona Sul de
São Paulo, transbordou na noite desta quarta-feira (15), na região da Avenida Professor Abraão de Morais, e o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) decretou estado de alerta na Subprefeitura de Ipiranga entre 20h05 e 21h. A chuva forte deixou pontos de alagamento na cidade e provocou o fechamento do Aeroporto de Congonhas, na mesma região, por quase 20 minutos.
Nuvens carregadas na região de Artur Alvim, na
Zona Leste de São Paulo.
Às 20h40, toda a capital paulista estava em estado de atenção para alagamentos. A chuva forte atingiu, inicialmente, as zonas Leste e Sudeste e o CGE decretou estado de atenção nessas regiões às 18h30. Por volta das 18h50, a chuva se espalhou e a Zona Sul, o Centro, e as marginais Pinheiros e Tietê entraram em atenção para alagamentos. As zonas Norte e Oeste foram as últimas a ser colocadas em atenção, por volta das 20h40.
AlagamentosA Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrava
10 pontos de alagamento em São Paulo às 20h45, quatro deles intransitáveis. Todos em pontos da Avenida Professor Abraão de Morais: na altura da Rua Catulo da Paixão Cearense, da Avenida Fagundes Filho, da Avenida Miguel Estéfano e no início da Rodovia dos Imigrantes.
A CET orienta os motoristas que evitem circular por todo o eixo da região, em especial pela própria Abraão de Morais e pela Avenida Doutor Ricardo Jafet.
Às 19h30, o Corpo de Bombeiros foi acionado para resgatar passageiros ilhados dentro de um ônibus na Avenida 23 de Maio, na região central da cidade. Uma equipe esteve no local.
Árvores e semáforosA concessionária Ecovias informou, às 20h45, que havia um bloqueio na pista central da Anchieta, do km 10 ao km 14, sentido litoral, por prevenção de transbordamento do Ribeirão dos Couros. O tráfego foi desviado para as pistas marginais da rodovia e não havia lentidão.
A capital paulista tinha cinco vias bloqueadas em função da
queda de árvores por volta das 21h10, segundo a CET. A chuva forte também provocou problemas em semáforos: 42 estavam apagados e outros 29 com mau funcionamento, em amarelo intermitente.
Transporte
O Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, fechou para pousos e decolagens às 19h15 por causa da chuva forte. As operações foram retomadas às 19h33. Por volta desse horário, o aeroporto registrou rajadas de vento de 68 km/h, segundo o CGE.
Uma descarga elétrica atingiu a rede área no trecho entre Tamanduateí e São Caetano da linha 10-Turquesa da CPTM. Segundo a empresa, o sistema suportou a descarga e não houve prejuízos para a circulação. As linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô circulavam por alguns trechos em velocidade reduzida por causa do temporal.
Nuvens escuras e sol na Zona Sul de São Paulo
no início da noite desta quarta
Chuva forte
A chuva foi forte entre os bairros da Penha, Ermelino Matarazzo, São Miguel Paulista, Itaim Paulista e Vila Prudente, na Zona Leste, e na região do Ipiranga e da Vila Mariana, na Zona Sudeste. Municípios da Grande São Paulo e do ABC, como São Caetano do Sul, Santo André, São Bernardo do Campo e Guarulhos, também acabaram atingidos pelo temporal.
A chuva foi causada por áreas de instabilidade provocadas pelo calor e pela entrada da brisa marítima, segundo o CGE.
Para os próximos dias, a previsão do tempo segue a mesma: calor, tempo abafado e pancadas de chuva. A temperatura mínima desta quinta-feira (16) deve ser de 19ºC e a máxima, de 30ºC
.
Nenhum comentário