Select Menu
» » » » Suzano pode ser cidade piloto para Programa de Inclusão Produtiva
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Suzano pode ser a primeira cidade do Estado a receber o Programa de Inclusão Produtiva, projeto do governo de São Paulo para a formação de cooperativas entre a própria população carente. O programa, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, ainda não está sequer concluído - de acordo com o secretário da pasta, Rogério Hamam, o projeto está em fase de análises e finalização. No entanto, Suzano já é cotada como possível piloto para o programa, por conta de sua "estrutura, necessidade e pelo interesse da Prefeitura e de sua Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social em se empenhar para projetos como este", de acordo com o secretário.
A informação foi dada durante a reunião entre o prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB), a secretária Leonice Ramos Ferreira e o secretário de Estado para a assinatura do convênio entre a gestão suzanense e o governo estadual para a construção do Centro Dia do Idoso. 
Após assinarem o convênio, Hamam leu um documento que mostrava as características sociais de Suzano e, impressionado, pediu à assistente que inserisse imediatamente o município como possível cidade piloto para o projeto que a pasta está desenvolvendo. 
"A cidade tem uma grande demanda social e parece se encaixar na proposta do projeto", disse Hamam. Questionado sobre os detalhes e prazos para a implantação do programa, porém, o secretário não deu muitas informações. 
"Trata-se de um projeto ainda em desenvolvimento, então não posso fornecer maiores detalhes". É um projeto que ainda não pode ser anunciado na íntegra por não estar concluído. Hamam explica que a inclusão produtiva parte do princípio de fornecer uma ferramenta à população em situação de vulnerabilidade para que ela possa buscar sua autossustentabilidade. "Dar recursos para uma família em situação de extrema pobreza ajuda muito, funciona como primeira fase, mas não resolve", disse o secretário. "A família espera e precisa de mais qualidade de vida. Às vezes, não possui coisas como vaso sanitário, chuveiro, cama, acesso a água potável, educação, saúde. Esta é a segunda fase, que estamos resolvendo com o programa São Paulo Solidário. Temos, então, a terceira etapa, que é promover a mobilidade social a esta família, oferecendo a ferramenta para a geração de renda. No geral, o Estado oferece cursos e capacitação. Esta nova ferramenta, porém, será o incentivo ao trabalho cooperado. Juntas, estas famílias podem produzir elementos e fabricar produtos que promovam esta sustentabilidade". 
Segundo Leonice, Suzano já tem desenvolvido pesquisas para identificar as características de cada região do município em suas vulnerabilidades sociais e possibilidades de desenvolvimento cooperado. "Por exemplo", explica o secretário. "Se uma região tem a característica de reciclagem, o programa incentivará este serviço ensinando o trabalho, montando uma cooperativa em que a produção beneficiará a todos".

Sobre o Autor... Unknown

Gosto de informações,atualidades e notícias recentes. Acredito que o mundo é como uma máquina, que precisa de várias peças para ter um bom funcionamento.Sendo assim, até a peça mais simples é de extrema importancia para gerar algo espetacular. Assim somos nós, se não fizermos a diferença e ser parte desse mundo.. quem será no seu lugar?
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentarios