Neste ano, a Secretaria de Saúde de Suzano já registrou 48 novos casos de Aids no município, média de aproximadamente seis casos diagnosticados por mês. O número é referente ao período de janeiro a agosto. Em 2014, Suzano teve 74 novos casos diagnosticados, 6,16 registros computados por mês, no período de janeiro a dezembro. Além disso, são 903 pessoas realizando o tratamento contra a doença.
O número de portadores do vírus teve crescimento desde o início do ano. No primeiro quadrimestre, de janeiro a abril, a Secretaria computava cinco casos confirmados de Aids no município. Já no segundo quadrimestre do ano, ou seja, de maio a agosto, eram cerca de sete casos diagnosticados por mês. Neste ano já ocorreram oito mortes em decorrência da Aids em Suzano.
Segundo a Secretaria de Saúde, o município conta com um serviço ampliado para o diagnóstico de pessoas com HIV. Todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade contam com testes rápidos para fazer o diagnóstico de HIV e após a confirmação da doença, o paciente é encaminhado ao Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), localizado na Avenida Marques Figueira, 679, no Centro de Suzano.
Também como forma de identificar portadores do vírus HIV, a secretaria organiza a campanha Fique Sabendo, em que profissionais orientam sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e realizam teste rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C.
ENTENDA A DOENÇA
A Aids, do inglês “Acquired Immunodeficiency Syndrome”, ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Sida), é uma doença que ataca o sistema imunológico devido à destruição dos glóbulos brancos. Entre os sintomas iniciais podem ocorrer candidíase oral, cansaço, diarreia, febre, transpirações noturnas e perda de peso. Desde o início da epidemia, em 1980, até junho de 2012, o Brasil contabilizou 656.701 casos de Aids, conforme divulgado pelo Ministério da Saúde.
Nenhum comentário