A região do Alto Tietê conta com 61.799 famílias cadastradas pelo programa Bolsa Família apenas no primeiro semestre deste ano, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e pelo Ministério de Saúde.
Destas, pelo menos 27.560 são diretamente acompanhadas e recebem o benefício federal. Das dez cidades da região, Mogi é a com maior número de famílias indicadas para acompanhamento, com 15.769, mas apenas 5.306 são de fato acompanhadas.
Suzano ganha em número de acompanhamentos efetivos, com 7.393. Estes acompanhamentos referem-se às condicionalidades registradas pelos coordenadores municipais do Bolsa Família em relação aos dados de saúde dos cadastrados. O prazo para envio destas informações terminaria na última sexta-feira, mas foi prorrogado.
Segundo o MDS, as condicionalidades são compromissos assumidos pelas famílias para manter o direito ao benefício. Elas servem como referência na ampliação dos serviços de saúde e educação. O MDS gerencia os dados recebidos através do sistema DataSUS, do Ministério da Saúde.
Os resultados apresentados servirão para que as autarquias compreendam o recebimento de recursos do Índice de Gestão Descentralizada (IGD). "Quanto mais elevado o percentual do público de condicionalidades acompanhado, mais recursos financeiros são repassados ao município", explica o coordenador-geral de Acompanhamento das Condicionalidades do MDS, Marcos Maia.
"Na área de saúde, os pais ou responsáveis têm o compromisso de manter atualizado o calendário de vacinação das crianças menores de 7 anos e levá-las para pesar, medir e serem examinadas" orienta o MDS. As regras também se aplicam às gestantes e mães que amamentam, já que elas precisam participar do pré-natal e ir às consultas nas unidades de saúde. "Após o parto, devem continuar o acompanhamento da própria saúde e do bebê, além de participar das atividades educativas promovidas pelas equipes de saúde sobre aleitamento e alimentação saudável". Outras exigências do Bolsa Família incluem a frequência escolar e assistência social dos beneficiados.
Inicio
»
Brasil
»
itaquá
»
jornalismo
»
mogi das cruzes
»
notícia
»
poá
»
região do alto tietê
»
SBT
»
suzano
»
Região tem mais de 61,7 mil famílias cadastradas pelo Bolsa Família
Marcadores: Brasil itaquá jornalismo mogi das cruzes notícia poá região do alto tietê SBT suzano
Sobre o Autor... Unknown
Gosto de informações,atualidades e notícias recentes.
Acredito que o mundo é como uma máquina, que precisa de várias peças para ter um bom funcionamento.Sendo assim, até a peça mais simples é de extrema importancia para gerar algo espetacular. Assim somos nós, se não fizermos a diferença e ser parte desse mundo.. quem será no seu lugar?
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário