Além de inibir a circulação de vans clandestinas, a fiscalização verificou documentação e também as condições dos veículos permissionários, como amortecedores, pneus e freios. Os condutores que foram aprovados nessa fiscalização assinarão hoje um contrato para a implantação do validador no carro, que controla se o veículo está circulando na linha que tem permissão.
“Estamos tirando essas vans clandestinas de circulação de forma discreta, sem que haja problemas e confusões durante a fiscalização”, informou o secretário de Transporte, José Ferreira dos Santos. “Com as ações programadas, o transporte complementar que circula pela cidade será legal, vans clandestinas não mais andarão em Suzano”, frisa.
O estudo, recadastramento, aprovação e instalação dos validadores nos permissionários legalizados estão previstos para setembro.
“O validador é como um GPS que contém as informações do carro e da rota que ele tem que seguir. Se sair fora da rota será bloqueado e não consegue mais rodar”, explicou o prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB), durante apresentação do cronograma de ações de modernização do Sistema de Transporte Público da cidade.
A implantação do validador é a segunda fase da ação, que termina na terceira etapa com a adesivagem dos veículos, que devem seguir o padrão dos novos ônibus da cidade com azul e vermelho.
Segundo a Radial, a atuação apenas nas beiradas da cidade não é viável para os permissionários.
“Inicialmente as vans iam apenas complementar as linhas de ônibus, mas vimos que os permissionários não teriam como se manter. Então vão continuar atuando nas mesmas linhas, mas dentro do sistema. Queremos é trabalhar em parceria e acabar com a guerra que existe entre ônibus e vans”, explicou o gerente comercial da Radial, Wellington Rost Vidal Lobo.
Nenhum comentário