Entre os investimentos anunciados pelo secretário, Poá conseguiu R$ 500 mil para a revitalização do conjunto da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) do bairro Água Vermelha, além de 450 novas unidades habitacionais pelo Estado por meio dos programas Casa Paulista, que disponibiliza R$ 20 mil por moradia, e o Minha Casa, Minha Vida, em parceria com o governo federal.
O prefeito de Poá, Francisco Pereira de Sousa (PDT), o Testinha, apresentou as duas demandas ao secretário e foi prontamente atendido. O prefeito explicou ao secretário estadual que seu município conta com cerca de 350 moradias em construção, mas que a cidade necessita da colaboração da pasta para a ampliação. ?Temos, hoje, mais de 600 famílias vivendo em zonas que precisam ser desapropriadas, principalmente próximas aos córregos e rios?, explicou o prefeito de Poá.
O vice-prefeito de Ferraz, José Izidro Neto (PMDB), que representou o prefeito Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló, pediu a atenção do secretário para este problema e disse que seu município já acumula 170 ações de reintegração de posse aguardando movimentação. ?O acordo feito entre a gestão anterior e a CDHU não foi cumprido, e precisamos negociar as reintegrações com os titulares, para que o novo morador possa efetuar a recompra?, explicou Izidro.
O secretário de Habitação também tratou com os prefeitos sobre o programa Cidade Legal para assessorar os municípios na regularização de núcleos habitacionais de interesse social. ?Com a escritura do imóvel registrada em cartório, o cidadão tem acesso ao mercado formal e ao crédito, além da garantia de poder transferir ou deixar a propriedade para a família?.
Torres também recebeu os prefeitos de Itaquá, Suzano, Mogi, Arujá, Biritiba Mirim, Guararema, Salesópolis, Santa Isabel, Santa Branca e Guarulhos. A visita, de acordo com o secretário, serve para agilizar o processo de atendimento e ajudar as prefeituras de todo o Estado em suas questões habitacionais. ?Ao todo, já visitei mais de 580 municípios. Se fosse receber todos os prefeitos em meu gabinete, não haveria como atender a todas as demandas?, afirma o secretário de Habitação.
Nenhum comentário