1. A mais famosa: Alcatraz
Situada na ilha homônima, no centro da baía de São Francisco, na Califórnia é hoje uma atração turística administrada pelo Serviço de Parques Nacionais.
Seus milhares de visitantes diários podem conhecer e fotografar a cela que o mafioso Al Capone ocupava quando foi encarcerado, em 1934. O procurador-geral na época, general Robert F. Kennedy, decidiu fechar “A Rocha”, como era conhecida popularmente, devido ao custo de manutenção, três vezes mais alto que o das outras prisões.
A mais luxuosa do mundo: Justizzentrum Leoben
A prisão cinco estrelas da Áustria.
Além de Bastøy, outra penitenciária onde os presos vivem com conforto é a Justizzentrum Leoben, na Áustria. Considerada uma prisão “cinco estrelas”, abriga um tribunal e tem capacidade para 205 reclusos.
No edifício de vidro e aço inoxidável, as celas são individuais e as áreas comuns oferecem facilidades dignas de um hotel. A Áustria é um dos países com os menores índices de violência do mundo, e a grande maioria dos crimes consiste em roubos e fraudes.
A mais ecológica: Bastøy
A antítese da ADX está na ilha Bastøy, na Noruega, cuja penitenciária homônima é famosa por ser a mais ecológica do mundo. O edifício recicla materiais e reduz suas emissões de carbono com painéis solares, que suprem cerca de 70% da energia necessária.
Nas hortas da penitenciária, os presos cultivam seus próprios alimentos orgânicos, livres de pesticidas. Os detentos também podem praticar atividades ao ar livre, como tênis, equitação e até natação, quando as águas do Mar do Norte esquentam no verão.
Nenhum comentário