A novidade foi anunciada ontem, durante evento para apresentação do plano de modernização do sistema de transporte municipal. A cerimônia, realizada no Parque Municipal Max Feffer, foi comandada pelo prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB) e contou com a participação do gerente operacional da Radial Transporte, Wellington Rost Vidal, além de secretários municipais e vereadores.
Segundo o tucano, todas as vans contarão com validadores que permitirão a leitura do cartão BUS, que passará a valer a partir de outubro. "As vans serão constantemente fiscalizadas e não poderão sair de suas rotas. Eles seguirão as normas do novo sistema e os motoristas passarão por reciclagens constantes", destacou Tokuzumi.
Segundo o secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, José Ferreira dos Santos, os permissionários das 151 vans autorizadas a circular pela cidade assinarão contratos com a Radial a partir de hoje oficializando a instalação dos validadores. Em seguida, os veículos receberão uma adesivagem especial.
Passe livre
Durante o evento, o prefeito fez questão de ressaltar a importância do passe livre que será concedido pela prefeitura aos alunos a partir de fevereiro de 2014 e destacou que o benefício valerá também para aqueles que utilizam as vans do transporte alternativo. "Suzano é pioneiro nesta ação. Não tenho conhecimento de alguma cidade grande como Suzano que ofereça o passe livre. Queremos dar condição para o estudante, porque eu já fui um deles e sei como é difícil ter que caminhar, gastar dinheiro com a condução para poder estudar", ressaltou.
Sobre os alunos que poderão receber a gratuidade, Tokuzumi explicou que o passe livre atenderá todos os alunos de instituições de ensino credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC). "Lembrando que somente as passagens de ida e volta serão gratuitas. O benefício será dado também àqueles que fazem dois cursos, por exemplo", ressaltou.
Custo
O impacto financeiro gerado pela implantação do passe livre e o número de estudantes que serão beneficiados não foi divulgado pelo prefeito. "Prefiro não falar em valores agora, temos uma estimativa, mas ainda precisamos de mais levantamentos e cálculos. O que possa adiantar é que cortaremos alguns custos de outras pastas para conseguir oferecer a passagem gratuita aos estudantes", explicou.
Novos ônibus
Ainda no evento, Tokuzumi apresentou 30 novos ônibus que já circulam desde o início da manhã. A ampliação da frota se dará de maneira gradativa até o final deste ano, quando a cidade terá 70 coletivos novos e outros 50 de 2012, totalizando 120 veículos. Todos terão ar-condicionado e rede Wi-Fi (somente a partir do próximo ano), além de sistema que controla a emissão de poluentes.
Nenhum comentário