As obras de recuperação da SP-66, que no trecho de Suzano é chamada de Rua Dr. Prudente de Moraes, devem começar em fevereiro de 2014 com prazo de um ano. Para o recapeamento de 20 quilômetros da pista, entre Mogi das Cruzes e Itaquaquecetuba, passando por Suzano e Poá, serão investidos R$ 27,3 milhões.
Os dados são do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que prepara o edital de licitação para a escolha da empresa que fará a obra. A previsão é que o edital seja publicado em outubro. Por conta de prazos para apresentação de projetos e recursos, além da assinatura do contrato, o início da obra ficou para 2014.
Em agosto, o prefeito suzanense, Paulo Tokuzumi (PSDB), já havia informado que a obra seria realizada, após um pedido do próprio tucano ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). Na época, Tokuzumi detalhou que tinha a garantia de Alckmin que o pedido da obra seria encaminhado ao DER.
Segundo o departamento, as obras de “conservação especial” na SP-66 serão realizadas entre os quilômetros 29,6 e 49,6 atingindo os quatro municípios.
A via é importante ligação entre as cidades e deve ter o fluxo de veículo ampliado, uma vez que, por enquanto, é o único acesso na região ao Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-21).
Por conta da quantidade de veículos é comum haver congestionamentos e muitas reclamações por conta de diversos buracos.
No trecho de Suzano, a pista da direita no sentido Centro é a que apresenta pior estado. São muitos buracos e remendos desnivelados. O local já passou por melhoria na Operação Tapa-Buraco, mas há um alto fluxo de caminhões a caminho da Rodovia Índio-Tibiriçá (SP-31) e o peso acaba prejudicando a via.
ESTRADA VELHA Além da SP-66, o DER informou sobre as obras de elevação da Estrada Velha da Índio-Tibiriçá (SPA 058/031). De acordo com o órgão, a previsão da entrega da pista é dezembro deste ano, incluindo a elevação da pista e melhorias na rotatória da Vila Ipelândia. O custo da obra é de R$ 13 milhões.
Já as outras melhorias solicitadas por Tokuzumi, incluindo novas rotatórias na pista, ainda estão em estudo pelo DER.
Já as outras melhorias solicitadas por Tokuzumi, incluindo novas rotatórias na pista, ainda estão em estudo pelo DER.
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