Sindicato dos Bancários e Fenaban entraram em um acordo na sexta (11/10/13).
Funcionários vão trabalhar uma hora a mais para compensar paralisação.
Agencias bancárias retomam atendimento nesta segunda-feira (14/10/13) |
Após 23 dias de greve, 60 agências bancárias da região do Alto Tietê retomam o atendimento ao público nesta segunda-feira (14/10/13), segundo o sindicato da categoria. A greve foi encerrada na sexta-feira (11) após assembleias do Sindicato dos Bancários de São Paulo e outras regiões do País.
Segundo o acordo com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), o reajuste no salário será de 8%, sendo 1,82% de aumento real, além de 8,5% de reajuste para o piso da categoria e outros benefícios. O acordo prevê ainda a compensação de horas pelos dias parados pela greve. Os funcionários terão que trabalhar pelo menos uma hora a mais até o dia 15 de dezembro.
Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários de Mogi das Cruzes e Região, Francisco Candido, no Alto Tietê 1,4 mil funcionários aderiram à paralisação. Entretanto, o acordo de compensação de horas não deve beneficiar aos consumidores. “O atendimento nas agências não será alterado. Na verdade, os funcionários irão entrar mais cedo ou sair mais tarde para compensar horários internos das agências. Se até o dia 15 os bancários não conseguirem pagar estas horas, o tempo pendente será perdoado. Isso faz parte do acordo”, destacou.
A paralisação começou em 19 de setembro e trouxe prejuízo aos consumidores, como a superlotação das lotéricas. Para o presidente do sindicato, a campanha salarial teve saldo positivo.
Segundo a Fenaban os funcionários terão que trabalhar uma hora a mais por dia para compensar o período de greve, e os acordos entre a federação e os sindicatos serão assinados ainda nesta semana.
Nenhum comentário