Um ano após a implantação da Lei Seca, as mortes no trânsito caíram 11,03% nas ruas e estradas das cidades da região. Entre janeiro e novembro de 2012 foram registradas 136 mortes. No ano passado, o número foi menor: 121. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP).
A Lei Seca entrou em vigor em 21 de dezembro de 2012. Ela prevê maior fiscalização e maior rigor para quem ingere bebida alcóolica e dirige depois. Diversas campanhas de conscientização foram veiculadas nos meios de comunicação para conscientizar o motorista.
Apesar do resultado positivo no Alto Tietê, duas cidades da região apresentaram aumento no número de mortes por acidente de trânsito. Em Biritiba Mirim, o aumento foi de 100%. Foram três casos registrados em 2012 e seis no ano passado.
Em Suzano, o cenário é ainda mais crítico. A quantidade de registros é 162,5% maior se considerado os dois anos. A cidade registrou oito mortes no trânsito em 2012 e 21 no ano passado. A maior parte (19) dos casos foi registrada como homicídio culposo, ou seja, quando não há intenção de matar.
Em Ferraz de Vasconcelos, a quantidade de registros ficou igual: dois em cada ano. Todas as outras cidades apresentaram queda. Em Mogi foram contabilizados 52 casos em 2012 contra 38, do ano passado. Em Itaquá, a diminuição foi de 33 casos para 27 registros.
SÃO PAULO O Estado de São Paulo segue a mesma tendência da região do Alto Tietê. A queda por mortes no trânsito caiu 16% entre janeiro e novembro de 2012 e 2013. Na Capital, a queda foi ainda maior e chegou a 43% Os dados da SSP são divulgados mensalmente e têm como base as ocorrências registradas nas delegacias de cada cidade.
Após Lei Seca, mortes no trânsito caem 11% nas cidades da região

Nenhum comentário