Se dividir a capacidade pela população prisional atual do CDP o resultado é que há 2,89 presos por vaga na cidade. Os dados são da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SAP), divulgados na página do setor na internet. As informações de julho foram atualizadas no último dia 25.
Inaugurado em março de 2003 no Parque Maria Helena, a unidade é alvo constante de reclamações da população por conta da superlotação. Com 768 vagas, sempre está com uma quantidade de presos maior que a capacidade. No local devem ficar pessoas que ainda não foram julgadas, considerados presos provisórios.
Além de Suzano, no Alto Tietê há um CDP em Mogi das Cruzes. Em Mogi também há registros de superlotação, mas os índices são menores que os da unidade suzanense.
Nos primeiros sete meses do ano houve um crescimento de 5,1% na quantidade de pessoas presas, passando de 2.034 em janeiro para 2.139 em julho. Também com capacidade para 768 pessoas detidas, a unidade de Mogi, inaugurada em outubro de 2002, está com uma média de 2,78 presos por vaga. Questionada por diversas vezes sobre a superlotação das unidades - foram pelo menos seis matérias do DS desde 2012 - a SAP já informou sobre o Plano de Expansão de Unidades Prisionais do Governo Estadual, que está em andamento em todo o Estado.
Unidades já foram construídas em várias cidades, outras estão em obras e ainda há processos licitatórios abertos para definir as empresas que farão as novas obras. A SAP destacou ainda, em janeiro, que há dificuldade na liberação de locais para instalação de unidades prisionais por conta da "enorme resistência das comunidades".
Nenhum comentário