De acordo com a administradora de empresas Silvana Souza, de 38 anos, o bairro sofreu com inundações por mais de 10 anos. "Fizemos um abaixo-assinado em dezembro de 2012, com mais de 313 assinaturas de moradores reclamando das condições precárias do córrego e pedindo uma solução à Prefeitura", diz Silvana. "Moro aqui desde criança, e sempre tivemos problemas com a chuva. Agora, a situação mudou". Silvana conta que, até o ano passado, as ruas do bairro estavam em péssimas condições por conta dos alagamentos. "As ruas ficavam cheias de poças e fediam muito, além de juntarem bichos e ter o risco da dengue", relata. "As calçadas se quebravam com facilidade e mal tínhamos bueiros que prestassem".
O autônomo Alexandre Correa Gomes, de 40 anos, confirma os problemas antigos do bairro. "Teve uma enchente que a água veio até a cintura", relembra. "Sempre que chovia, eu precisava levar as crianças para a casa de parentes, pois não dava para arriscar". Gomes diz que é comum que os moradores improvisem barreiras de contenção em suas casas ou as construam em nível elevado para fugir das águas sujas de inundação. "Hoje, com estas obras, parece que o problema foi resolvido. Já faz um tempo que não temos nenhum alagamento".
A Prefeitura informou que as obras contra enchentes no canal de drenagem devem terminar até o final do ano. "Até agora, aproximadamente 70% dos serviços já foram realizados. A expectativa do secretário de Obras e Infraestrutura de Suzano, Osvaldo Aihara, é que toda a parte estrutural seja finalizada antes do período das chuvas, por volta do mês de outubro".
De acordo com a pasta, o córrego será estreitado, deixando as avenidas mais largas e a drenagem de água mais rápida. Os trabalhos começaram no ano passado. A administração municipal divulgou que todas as ações contra enchentes naquela região custariam cerca de R$ 14,3 milhões com verba do Fundo Municipal de Meio Ambiente. As intervenções estavam incluídas no Plano Municipal de Saneamento Ambiental.
Nenhum comentário