As ações integram o Plano de Modernização do Sistema de Transporte Público de Suzano, anunciado ontem pelo prefeito, Paulo Tokuzumi (PSDB), em evento realizado no Parque Municipal Max Feffer. Também participaram a vice-prefeita, Viviane Galvão (DEM), o gerente operacional da Radial, Wellington Rost Vidal Lobo, além de secretários municipais e vereadores.
Durante o evento foi apresentado um cronograma de ações que serão implantadas na cidade nos próximos meses. Com exceção dos custos para o passe livre, as outras ações serão implantadas pela Radial, conforme as regras definidas no edital de concorrência para a concessão. Os custos não foram divulgados.
Para este ano estão programados 70 novos ônibus com sistema que diminui a emissão de poluentes, acessibilidade e GPS, sendo que os 30 entregues no evento começam a circular hoje na cidade; cadastramento de idosos e portadores de necessidades especiais para utilização do Bilhete Ônibus Metropolitano (BOM); estudo, cadastramento e implantação dos validadores nas vans do sistema complementar; reforma dos corredores de ônibus e início da implementação do Bilhete Único Suzanense.
Até março do próximo ano, o cronograma inclui a implantação de 63 novos pontos de parada (que totalizam 300, segundo contrato), disponibilização de internet gratuita (wi-fi) nos ônibus, Ponto de Integração em Palmeiras, operação do passe livre para todos os estudantes e, com a chegada do Expresso Leste para baldeação na estação da cidade no segundo semestre, a integração com a CPTM. Um estudo está sendo feito para viabilizar essa integração.
“Esse é um programa que inclui as grandes reivindicações da população citadas nas manifestações. Suzano é a primeira cidade a lançar um cronograma como esse, com metas e melhorias que serão implantadas ao longo dos quatro anos de governo”, explicou o prefeito. “Procuramos melhorar o transporte, não seremos o melhor da região porque não temos sistema viário adequado. Luto por obras e vamos implantar ações”.
Nenhum comentário